COACHING DOCÊNCIA DIREITO Z – PROFESSOR DOUTOR SÉRGIO HENRIQUES ZANDONA FREITAS



O que é COACHING?

"Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).” (Villela Da Matta & Flora Victoria).

Mais informações sobre COACHING…

“Mais que lhe ensinar, o coaching ajuda-o a aprender. É uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e profissional. O Coaching é um método usado largamente mundo afora tanto no contexto profissional como no pessoal. Essa metodologia prestigia a estrutura racional e cognitiva do cérebro. No processo de coaching, o primeiro passo é estabelecer o estado atual, ou seja, todos os detalhes da situação atual do cliente. O segundo passo é estabelecer detalhadamente aonde o cliente quer chegar (estado desejado). Tendo estabelecido estes dois pontos, o coach conduz seu cliente na elaboração de um minucioso plano de ação que o fará trafegar da posição 1 (estado atual) para a posição 2 (estado desejado) em um tempo recorde.

De forma ainda mais resumida, o coaching promove o desenvolvimento e a potencialização das competências pessoais. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, a metas e desejos. Sendo assim, coaching é um processo de investigação e reflexão conduzido pelo profissional (coach) que fará seu cliente sair de onde está para onde quer chegar.

O coaching cria consciência, potencializa a escolha e gera mudanças, libera o potencial pessoal para maximizar sua performance. O coaching ajuda a aprender, ao invés de ensinar. O cliente tem as melhores respostas; o coach tem as melhores perguntas. Coaching não é terapia, aconselhamento ou psicologia. O Coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos. Uma das diferenças mais óbvias é que a terapia tende a focar e se deter nas experiências e nos sentimentos relacionados a eventos passados, ao passo que o Coaching é orientado em direção ao ajuste do objetivo e encoraja o cliente a seguir em frente e a obter novas conquistas e realizações em prol de sua felicidade e qualidade de vida sempre ajudando o cliente a olhar e focar no futuro. É uma ferramenta que tem um vasto uso nas empresas para aprimorar o desenvolvimento de suas lideranças.” (Professor Cristiano Sobral).

DOCÊNCIA DIREITO Z

Material disponibilizado na área restrita do presente Portal, elaborado pelo Professor Dr. Sérgio Henriques Zandona Freitas, que é complementado pelas aulas presenciais em sala de aula. Para ter acesso ao material, favor preencher o cadastro de Pesquisador Associado.

PORTAL:
www.zandona.pro.br